quarta-feira, 30 de maio de 2012

Ciência e Islamismo - A Linguagem da Ciência


O físico Jim Al-Khalili  viaja através da Síria, Irã, Tunísia e Espanha para contar a história do grande salto no conhecimento científico que ocorreu no mundo islâmico entre os séculos VIII e XIV.Seu legado é tangível, termos como algoritmo, álgebra e todos os alcalinos estão na origem árabe e no cerne da ciência moderna - não haveria matemática moderna ou a física sem álgebra, sem computadores, sem algoritmos e nem química sem os alcalinos.

 Para Al-Khalili, nascido em Bagdá, esta é também uma jornada pessoal e em suas viagens, ele descobre uma cultura diversificada e voltada para o exterior, fascinado e obcecado por aprender com a ciência. Desde o grande matemático Al-Khawarizmi , que fez muito para estabelecer a tradição matemática que hoje conhecemos como álgebra, a Ibn Sina (Avicena), um pioneiro da medicina, cujo Cânone da Medicina ainda estava em uso tão recentemente quanto o século 19, ele reúne uma notável história das conquistas muitas vezes esquecidas dos primeiros cientistas medievais islâmicos.


Nesse primeiro episódio, Al-Khalili demonstra a importância do ´Translation Movement´, no qual uma série de llivros importantes de todo o mundo foram traduzidos para o árabe. Isto impulsionou o domínio árabe na medicina e matemática.

Atualmente os livros de medicina da época já não impressionam mais, pois defendem uma grande quantidade de técnicas e ideias não mais aceitas como formas adequadas de tratamento. No entanto, a matemática ainda deve muito para as importantes contribuições que ficaram marcadas na algebra e noalgoritmo, no qual a presença do AL nas palavras sempre nos lembrará do seu passado. (o prefixo “al-” designa o artigo definido em  árabe)

(Ainda não exibido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário