segunda-feira, 25 de abril de 2016

Povos Indígenas: Conhecer para valorizar

"Povos Indígenas: conhecer para valorizar" produzido pelo Museu do Índio/FUNAI e Secretaria de Estado do Rio de Janeiro em 2011.


quinta-feira, 14 de abril de 2016

PRÉ-SAL à venda - Fernando Siqueira

      Há pelo menos vinte anos, Fernando Siqueira é personagem de relevo na defesa do petróleo brasileiro. Presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras, durante o governo FHC, ajudou a coordenar a resistência contra o esvaziamento da empresa e os leilões dos campos nacionais de óleo. Descoberto o Pré-Sal, no final do governo Lula, bateu-se para que sua imensa riqueza não fosse explorada por transnacionais (como sugeria a legislação em vigor), e sim pela empresa brasileira. Esta luta foi, em parte, vitoriosa — embora o avanço pudesse ser maior.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Mestres da Literatura - Graciliano Ramos: literatura sem bijouterias

Episódio da série "Mestres da Literatura" que conta a trajetória de Graciliano Ramos, de prefeito de sua cidade natal até tornar-se escritor. As atribulações pessoais e políticas de Graciliano. Sua obra e seu estilo literário refinado, marcada pelo romance regionalista. O programa mostra uma análise sobre seu principal livro, Vidas Secas.