sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Rondon e os Índios Brasileiros

O programa Rondon e os índios Brasileiros está dividido em três partes que, com o auxílio de imagens inéditas de arquivo, conta a vida e a obra do Marechal Rondon.


A primeira parte conta a história de Rondon, suas origens desde Mimoso no Pantanal do Mato Grosso, até seu ingresso no exército brasileiro. Fala ainda sobre o pensamento positivista e as expedições pelo interior do brasil.

O Povo Brasileiro: Matriz Afro




"Toda a cultura brasileira está impregnada da herança africana. Sua presença fez quase tudo o que aqui se fez", diz Darcy Ribeiro neste programa que fala do conjunto das culturas negro-africanas que estão na base de nossa formação.
 O documentário nos faz conhecer a força, o requinte e a sofisticação dos bantos, haussás, jejes e yorubás que atravessaram o Atlântico no maior movimento de migração compulsória de que se tem notícia.

 
O programa foi construído com imagens de arquivo pesquisadas em cinematecas e museus variados, bem como com o registro de vasta e variada iconografia (fotos de Pierre Verger e outros).
Contém imagens de peças africanas pertencentes a importantes colecionadores, filmadas na Bélgica. Depoimentos de Mãe Estela, do antropólogo Carlos Serrano e do etnólogo François Neyt, da Universidade Louvain-la-Neuve, da Bélgica. Participação especial de Gilberto Gil que canta e lê poemas africanos recriados por Antonio Risério.

O povo Brasileiro: Encontros e Desencontros


 
 
O filme, baseado na obra de Darcy Ribeiro, documenta a miscigenação cultural e étnica no Brasil e como ela surgiu. É mostrado que tudo começou quando os portugueses chegaram migrando para o mesmo
Darcy Ribeiro reflete sobre os encontros e desencontros, no território  brasileiro, das nossas três grandes matrizes, e do início da aventura chamada Brasil. "Povo novo é como o Brasil, é um gênero novo. Um povo mestiço na carne e no espírito e,como tal, herdeiro de todas as taras e talentos da humanidade".
 

O programa traz imagens originais captadas no sul da Bahia;imagens de danças populares filmadas pela "Missão de Pesquisas Folclóricas", de Mario de Andrade, em 1938; trechos de filmes clássicos de Humberto Mauro e do Balett Benguele, do GrupoCorpo; e textos de Gilberto Freyre, entre outros. Tom Zé fala também participa com a leitura de passagens da carta de Pero Vaz de Caminha e de texto de Miguel de Cervantes.