quarta-feira, 30 de maio de 2012

Charles Darwin e a Árvore da Vida



Documentário sobre Charles Darwin e sua teoria revolucionária da evolução pela seleção natural, produzido pela BBC em 2009 para marcar o bicentenário do nascimento de Darwin.

O apresentador, David Attenborough, descreve o desenvolvimento da teoria de Darwin através de suas observações de animais e plantas na natureza e no estado domesticado e visita locais importantes na vida do próprio Darwin, incluindo Down House, a Universidade de Cambridge e o Museu de História Natural, utilizando imagens de arquivo de muitos documentários que Attenborough fez da natureza para a BBC.


Ele analisa o desenvolvimento da teoria desde o seu início, e seu impacto revolucionário na maneira em que os humanos veem a si mesmos - não como tendo domínio sobre os animais como diz a Bíblia, mas como parte do mundo natural e sujeito às mesmas forças de controle que governam toda a vida na Terra.
(Ainda não exibido)

Ciência e Islamismo - A Linguagem da Ciência


O físico Jim Al-Khalili  viaja através da Síria, Irã, Tunísia e Espanha para contar a história do grande salto no conhecimento científico que ocorreu no mundo islâmico entre os séculos VIII e XIV.Seu legado é tangível, termos como algoritmo, álgebra e todos os alcalinos estão na origem árabe e no cerne da ciência moderna - não haveria matemática moderna ou a física sem álgebra, sem computadores, sem algoritmos e nem química sem os alcalinos.

 Para Al-Khalili, nascido em Bagdá, esta é também uma jornada pessoal e em suas viagens, ele descobre uma cultura diversificada e voltada para o exterior, fascinado e obcecado por aprender com a ciência. Desde o grande matemático Al-Khawarizmi , que fez muito para estabelecer a tradição matemática que hoje conhecemos como álgebra, a Ibn Sina (Avicena), um pioneiro da medicina, cujo Cânone da Medicina ainda estava em uso tão recentemente quanto o século 19, ele reúne uma notável história das conquistas muitas vezes esquecidas dos primeiros cientistas medievais islâmicos.


Nesse primeiro episódio, Al-Khalili demonstra a importância do ´Translation Movement´, no qual uma série de llivros importantes de todo o mundo foram traduzidos para o árabe. Isto impulsionou o domínio árabe na medicina e matemática.

Atualmente os livros de medicina da época já não impressionam mais, pois defendem uma grande quantidade de técnicas e ideias não mais aceitas como formas adequadas de tratamento. No entanto, a matemática ainda deve muito para as importantes contribuições que ficaram marcadas na algebra e noalgoritmo, no qual a presença do AL nas palavras sempre nos lembrará do seu passado. (o prefixo “al-” designa o artigo definido em  árabe)

(Ainda não exibido)

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Notícias de uma Guerra Particular


O documentário retrata o cotidiano de policiais, traficantes e moradores de favelas no Rio de Janeiro. Resultado de dois anos (1997 - 1998) de entrevistas com pessoas ligadas diretamente ao trafico de entorpecentes, o documentário traça um paralelo entre as falas de moradores, dos traficantes e da polícia, colocando todos no mesmo patamar de envolvimento em uma guerra que não é uma "guerra civil", mas uma "guerra particular".


O título do documentário de Salles é encontrado no conteúdo de uma das entrevistas; na fala do ex-capitão do BOPE, Rodrigo Pimentel. Outras falas importantes presentes nas entrevistas denunciam o apartheid social em que se encontra a população do Rio de Janeiro.

Notícias de uma Guerra Particular (1999) 57min. - de João Moreira Salles e Kátia Lund.

(Ainda não exibido)