segunda-feira, 26 de março de 2012

Planeta Terra - De polo a polo


A série "Planeta Terra" é composta de onze episódios, cada um dá uma visão global de um bioma diferente ou habitat daTerra. No final de cada episódio de 50minutos, um "making off" de dez minutos mostra como foram obtidas as imagens e os desafios de filmar a série. "De polo a polo", o primeiro capítulo, apresenta o retrato de nosso planeta, olhando-o como um todo e considerando os principais fatores que moldaram a sua história natural.

 "De polo a polo" celebra nosso planeta maravilhoso em toda sua glória, usando a última tecnologia para rastrear grandes migrações, capturar dividir segundas ações, e obter imagens surpreendentes de animais selvagens em seus habitats naturais, não importa se no topo das montanhas, nas partes mais remotas do deserto, ou nas profundezas escuras do chão da floresta.  
 

Na primavera do Ártico, surge de sua toca de inverno um a mamãe urso polar seguida por dois filhotes pequenos. Ela tem apenas duas semanas para prepará-los para uma perigosa jornada através do mar congelado antes que derreta e eles fiquem imobilizados. Durante este período crítico. Essas são as imagens mais íntimas e completas da vida do urso polar já filmadas.

No deserto de Kalahari, uma jornada épica é realizada por centenas de elefantes enqunto eles tentam alcançar os pântanos do Okavango. Por mais de três anos, as câmeras da BBC registram em lapso de tempo a transformação anual criada pelas enchentes. A enchente também oferece oportunidades para cães de caça que são filmados pela primeira vez a partir do ar à medida que atropelam e matam impalas.  Nos oceanos, um grande tubarão branco caça e captura uma foca. Um segundo de ação de dinâmica é retardado quarenta vezes para revelar, pela primeira vez o poder e a técnica deste predador dos oceanos.
 

História do Racismo - A cor do dinheiro


Capítulo 1 da série História do Racismo BBC (2007), A cor do dinheiro (58min) é um documentário que explora o impacto do racismo em uma escala global.


O documentário avalia as implicações da relação entre Europa, África e Américas no século 15, considera como as idéias e práticas racistas se desenvolveram nas principais instituições religiosas e seculares, e como eles apareceram nos escritos dos filósofos europeus Aristóteles e Immanuel Kant.

O Povo Brasileiro - Matriz Tupi

O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esses vídeos mostram os programas da série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão "quem são os brasileiros?", investigando a formação do nosso povo.Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades.


O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.


Matriz Tupi
No documentário que abre a série, Darcy Ribeiro pergunta: "Antes do Brasil existir, como podia existir o mundo? O Brasil nasce sob o signo da Utopia." O programa reconstrói o universo dos povos Tupi antes da chegada dos portugueses: a organização das aldeias, o sistema de crenças, a antropofagia, as práticas agrícolas, as guerras e as festas. Foi construído com imagens de povos indígenas brasileiros extraídas de dezenas de arquivos brasileiros e estrangeiros, captadas em película e vídeo durante o século XX.

 


Contém cenas filmadas por Darcy Ribeiro e Franz Forthman entre os Urubu-kaapor, em 1950. Contém imagens dos originais dos diários escritos por Darcy Ribeiro em sua longa convivência com povos indígenas, bem como documentos e desenhos dos séculos XI e XII, entre outros.Exemplares de objetos indígenas foram filmados para o programa em museus e acervos brasileiros. Depoimentos de Azis Ab'Saber e Washington Novaes

Máquina do Tempo - O mundo moldado pelo tempo.


No primeiro capítulo da série A Máquina do Tempo, descubra os eventos espetaculares que moldaram o mundo - como se você estivesse lá. Técnicas de fotografia em lapso de tempo são combinadas com efeitos gráficos de ponta para condensar milhões de anos em segundos, para mostrar a incrível história da Terra.


Neste capítulo, os espectadores testemunham as forças invisíveis que moldam as grandes paisagens do nosso planeta. O filme descreve a dinâmica das geleiras, a formação das montanhas Himalaias, a grande rachadura que lentamente está separando a África oriental do resto do continente e a estrutura vulcânica que há abaixo do parque Yellowstone nos EUA.